terça-feira, 6 de maio de 2014

Música em LIBRAS

          Você sabia que existe música em LIBRAS? Pois é. Libras também é uma língua e por mais que os surdos não possam escutar a melodia da música, eles podem sentir. A magia literária ainda pode estar presente quando traduzida para a língua de sinais.
          A música pode contribuir para o processo de ensino aprendizagem. Sendo uma motivação para aprender a língua e um método mais fácil para isso. Assim como em qualquer língua falada ou de sinais, a música torna-se interessante e divertida para se aprender. A música é interessante ser destacada em qualquer língua, pois, mexe com aspectos sócias, cognitivos e emocionais.
          Por mais que você pense que um surdo não escuta nada, e que pode ser em vão colocar uma música para ele aprender, saiba que está completamente enganado. Os surdos não ouvem a música como nós, ouvintes. Mas eles podem sentir as ondas sonoras que saem dela, através do corpo ou do chão. As ondas sonoras são vibrações que atingem os tímpanos e graças aos nervos auditivos, são transformadas em impulsos elétricos. Essas vibrações não ocorrem apenas nos ouvidos, mas também em todo o corpo quando está em contato com algum som. Os surdos têm mais sensibilidade para sentir essa vibração corporal. E são capazes até de tocar instrumentos, seguindo as vibrações que eles sentem. Eu mesma, (Naiane), já pude presenciar um exemplo disso. Fui passear com a minha amiga surda um dia, e, nós passamos em frente a um carro de som, tocando uma música bem alta. Eu achei que só eu estivesse ouvindo. Mas, para minha surpresa, ao passarmos ao lado do carro, ela começou a balançar a cabeça no ritmo da música, como nós fazemos quando ouvimos uma batida bem forte, como no rock ou música eletrônica. Fiquei surpresa com a reação e perguntei se ela podia ouvir algo. E então, ela me explicou que sentia as vibrações da música. Até aquele momento, eu não sabia disso. E achei uma coisa incrível. Foi uma surpresa, mas uma surpresa divertida.
          A música pode ser uma forma de aprendizado prazerosa em qualquer língua.
          Abaixo, segue um vídeo de uma música, interpretada pelas alunas Evaneth Duarte, Jeyse Soares e Priscila Ribeiro, da Universidade Federal de Pernambuco.
 
Dias Melhores - Jota Quest
 


 
 
         Esperamos que gostem e que possam se divertir aprendendo essa e outras músicas na Língua Brasileira de Sinais. Até a próxima postagem!
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário