sexta-feira, 9 de maio de 2014

Teste da orelinha

          Você sabia que é possível diagnosticar se o seu bebê ouve ou não logo quando ele nasce? Pois é, quase ninguém ainda sabe dessa informação. Mas existe um exame, que assim como o teste do pezinho, deve ser realizado no bebê ainda recém nascido. Esse é um teste mais recente, e talvez seja por isso que muitas pessoas ainda não conhecem e/ou fazem esse exame. O exame é feito com um fone colocado no ouvido do bebê, ligado a um computador e, lá é mostrado se o ouvido, a parte interna, responde a pequenos sons que são enviados através do fone. O exame dura cerca de 5 a 10 minutos e não machuca e nem incomoda o bebê. Se ele estiver dormindo, provavelmente nem irá acordar.
          É importante a realização deste teste para fazer um diagnóstico precoce de qualquer perda auditiva. O normal é o bebê começar a ouvir com cerca de dois meses de gestação, ainda na barriga da mãe, ouvindo os sons do corpo e até as vozes, como por exemplo, da mãe e do pai. E é aí que já começa a aprendizagem da linguagem. 
        O bebê que nasce surdo, ou tem alguma complicação e por consequência, perde completamente sua audição, costuma apresentar problemas na aquisição da linguagem. Se você perceber que seu bebê não responde, apresenta dificuldades para se expressar, mesmo ainda nos primeiros meses e se você não tiver realizado o teste da orelhinha, procure um médico especialista, como um pediatra, um fonoaudiólogo ou um otorrinolaringologista. Lembre-se que quanto mais cedo o diagnóstico de surdez em seu bebê, melhor será o desenvolvimento dele. Se o diagnóstico demora a acontecer, a criança vai perdendo a confiança em si mesma, visto que, quase ninguém consegue a entender. E isso pode prejudicar seu desenvolvimento. 
          Então, não fique esperando. Faça o teste do bebê ainda recém nascido. E se descobrir que ele é surdo, não se desanime, o encaminhe para um mundo mágico de se expressar, que é o mundo da Libras. Com certeza ele irá se desenvolver bem e conseguir realizar todas as atividades normais no dia a dia, sem nenhuma preocupação, assim como qualquer criança ouvinte. Ajude a seu bebê a ter uma boa qualidade de vida, assim como você.



Nenhum comentário:

Postar um comentário